segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Astrofotografia. Você também pode fazer.

Quando ouvimos falar em astrofotografia, logo imaginamos enormes telescópios e aparelhos óticos complexos. No entanto, para se começar a fotografar alguns objetos e fenômenos astronômicos são necessários poucos equipamentos. Algumas fotos legais que observamos por aí foram feitas com equipamentos bem simples. Mesmo com algumas limitações, é possível fazer fotos impressionantes usando o básico em equipamento fotográfico.

O que seria o equipamento básico?

Tripé - Um bom tripé é recomendável. Deve ser firme e que possibilite ajustar a câmera em diversas posições.
Câmera 35 mm reflex (SLR) - Dê preferência para as que são totalmente mecânicas e que tenham o modo "B" de velocidade. Como exemplo posso citar a própria Olympus OM-1 ou a Pentax K-1000. São excelentes câmeras para esta finalidade.
Lente - Recomenda-se usar a própria objetiva (50 mm). Normalmente são lentes claras e de ótima qualidade ótica com um custo inferior às demais lentes. Nada impede também de ser usar tele-objetivas, grande-angulares ou mesmo lentes do tipo zoom.
Cabo para disparar o obturador - É muito importante evitar qualquer contato manual com a máquina durante a exposição para a foto não sair tremida.
Filme - Inicialmente é aconselhavel um ASA 400 por ser um filme sensível com granulação pequena.

Vou continuar com esse papo posteriormente pois ainda há muito o que se falar sobre o assunto.


2 comentários:

  1. Devemos lembrar sempre que a Terra está girando. Portanto, longa exposição tende a deixar rastro do movimento das estrelas no céu.

    Se você usar uma Tele-Objetiva, ela visualizará uma região muito estreita do céu e seu alvo pode se deslocar bastante durante a exposição.

    Se usar uma Grande Angular, visualizará muito do céu noturno fazendo as estrelas ficarem ainda menores. Assim, mesmo com uma exposição de 2 a 5 segundos, o movimento das estrelas será mínimo.

    Fotos da Lua Cheia:

    Vale lembrar que a Lua reflete a luz do Sol como um espelho. Por isso, fotos de Lua Cheia tendem a pedir uma velocidade alta incoerente com o resto da cena.
    O dilema fica em:
    1) Manter a lua fotometrada e perder o resto da cena. (Bom para fotos com Tele-Objetivas)
    2) Manter uma cena interessante e perder a lua como um clarão no céu.(Bom para fotos com Grande-Angulares)

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas dicas, Luiz. Estou agrupando um material bacana sobre o assunto e depois de organizar as idéias, vou escrever um artigo mais completo. O assunto é fascinante.

    ResponderExcluir